Primeiro brasileiro dono de um cinturão do evento encara Dave Menne, em Manaus
Diego Ribas, do R7
Aos 45 anos de idade, o faixa preta de jiu-jitsu Murilo Bustamante viu nesta terça-feira (31) a confirmação de seu próximo adversário no MMA, o americano Dave Menne, velho conhecido dos octógonos, para o duelo principal da segunda edição do AFC (Amazon Forest Combat), em Manaus.
Curiosamente, o primeiro encontro entre os lutadores ocorreu dez anos atrás e rendeu ao brasileiro o cinturão dos pesos médios (84 kg) do UFC, conquista inédita ao país desde a criação das categorias no maior evento de MMA do mundo.
- Tem tudo para ser uma grande luta para os fãs. Vamos levar um pouco do UFC para Manaus, já que são os dois primeiros campeões do peso médio do evento. Isso vai ajudar a divulgar o MMA. Hoje me vejo mais experiente, mais velho e com mais lesões. Mas ainda motivado para lutar. É curioso, se me perguntassem isso dez anos atrás, eu diria que estaria aposentado [risos].
Anunciando o objetivo de enfrentar apenas “lutadores com história” no MMA, o veterano Bustamante anunciou em primeira mão ao R7 que planeja sua aposentadoria para 2012, mas não sem antes se despedir da cidade que o lançou para o esporte.
- Provavelmente, esse vai ser meu último ano. Tenho convites para outros eventos, estou estudando. Mas é 90% de certeza que vai ser meu último ano, mas não a minha última luta. Ainda quero fazer mais um ou dois combates. Quem sabe a despedida no Rio de Janeiro, se Deus quiser. Seria perfeito.
Há 20 anos, o jovem Murilo estreava no antigo vale-tudo no histórico desafio entre jiu-jitsu e luta livre, evento que catapultou a arte suave à principal arte marcial no país, alicerce fundamental para o desenvolvimento de grandes atletas do atual MMA.
Entre eles está o mineiro Rousimar "Toquinho" Palhares, aluno de Bustamante na academia Brazilian Top Team e que aos poucos conquista cada vez mais espaço no UFC, na mesma categoria que o mestre se destacou e que hoje é dominada pelo astro Anderson Silva.
Porém, o tempo demandado pela equipe, assim como o para administrar a carreira dos pupilos, impedem a dedicação total ao treinamento, o que, de fato, pesa na decisão de se aposentar.
- Tenho muita coisa para fazer. Estou à frente da BTT, sou empresário, treinador. Chega uma hora que tem que colocar no papel o custo benefício de tudo isso.
Sem lutar desde julho de 2010, o carioca, que teve de optar entre as artes marciais e o surf ainda na adolescência, afirmou que contará com a técnica para apagar a falta de ritmo e equilibrar a disputa.
- É ruim ficar tanto tempo sem lutar. Não é o ideal, porque você perde um pouco de cancha de ringue, de tempo. Mas vou procurar compensar estando bem treinado para poder fazer um grande show.
Murilo Bustamante analisa revanche contra ex-campeão do UFC e projeta aposentadoria em 2012
Murilo Bustamante analisa revanche contra ex-campeão do UFC e projeta aposentadoria em 2012
Categories:
Mais Esporte
0 comentários:
Postar um comentário