Presidente dos EUA pede a Gaddafi que deixe o comando da Líbia
Washington, 22 ago (EFE).- O presidente Barack Obama declarou na noite deste domingo (21) que Muammar Gaddafi "deve reconhecer que seu regime chegou ao fim" e anunciou o reconhecimento por parte de Washington do Governo de Transição da Líbia.
- Esta noite tombou o equilíbrio contra o regime de Gaddafi, disse Obama em uma declaração distribuída pela Casa Branca, e acrescentou que "Trípoli escapa do domínio do tirano".
- O regime de Gaddafi mostra sinais de colapso e o povo da Líbia mostra que a busca universal de dignidade e liberdade é muito mais forte que o punho de ferro de um ditador, assinalou Obama de sua residência de férias em Massachusetts.
Segundo o presidente, "a forma mais segura para que termine o derramamento de sangue é simples: Muammar Gaddafi e seu regime precisam reconhecer que chegaram ao final".
- Gaddafi deve reconhecer a realidade de que já não controla a Líbia, precisa deixar o poder de uma vez por todas", ressaltou Obama.
O presidente dos EUA anunciou que seu Governo reconheceu o Conselho Nacional de Transição como a autoridade legítima que governa a Líbia.
- Neste momento crucial e histórico o Conselho Nacional de Transição deve continuar demonstrando a liderança necessária para comandar o país em uma transição com respeito dos direitos do povo da Líbia, evitando as baixas civis e protegendo as instituições do Estado, afirmou Obama.
Em sua declaração, também explicou que "os Estados Unidos vão continuar coordenando estreitamente com o Conselho Nacional de Transição".
Rebeldes capturam filho considerado possível sucessor de Gaddafi
Os rebeldes que começaram na noite deste sábado (20) um ataque surpresa contra Trípoli anunciaram neste domingo (21) a captura de dois filhos do líder líbio Muammar Kadafi, Saif al Islam e Saadi, informou o presidente do Conselho Nacional de Transição (CNT), Abdul Mustafa Jalilque.
Aboubakr Traboulsi, um dos porta-vozes da rebelde Aliança 27 de Fevereiro, afirmou que tem notícias concretas e precisas que estes dois filhos do ditador foram presos em uma região turística do oeste de Trípoli.
- Saif al Islam e Saadi estão em nossas mãos.
Traboulsi acrescentou à rede árabe que uma terceira pessoa, um apresentador da televisão oficial, Hamma Thouhami, também foi capturado.
Saif al Islam é o filho mais velho e possível sucessor de Muammar Gaddafi, que possui inclusive um mandado de prisão expedito pela Corte Penal Internacional (CPI) por crimes contra a humanidade.
Insurgentes chegam à Praça Verde
Os insurgentes anunciaram a sua chegada à Praça Verde, no centro de Trípoli, perto dos quartéis de Gaddafi.
A Praça Verde é um dos símbolos do regime líbio, e desde o princípio da rebelião as redes de televisão oficiais transmitiram ao vivo direto o reagrupamento dos partidários de Gaddafi neste local.
A rede Al Jazeera afirmou que os moradores da periferia desta área pública receberam os rebeldes com grande alegria e mostrou imagens de multidões celebrando a chegada rebelde.
"Copyright Efe - Todos os direitos de reprodução e representação são reservados para a Agência Efe."
Categories:
Notícias Internacionais
0 comentários:
Postar um comentário